Zé Rodrix, nome artístico de José Rodrigues Trindade, (RJ, 25/11/1947 - SP, 22/05/2009) foi um compositor, multiinstrumentalista, cantor, publicitário e escritor.
Biografia
Estudou no Conservatório Brasileiro de Música, desenvolvendo a característica da multi-instrumentalidade: tocava piano, acordeão, flauta, bateria, saxofone e trompete.
Tornou-se conhecido em 1967, ao participar do Festival de Música Popular Brasileira, festival na TV Record daquele ano, acompanhando Marília Medalha, Edu Lobo e o Quarteto Novo em "Ponteio".
Na década de 1970, participou da banda Som Imaginário, que gravou com Milton Nascimento.
Nessa época, Zé Rodrix compôs junto com Tavito a canção "Casa do Campo", uma de suas composições mais famosas, que foi um grande sucesso na voz de Elis Regina, logo em seguida fez um conjunto de rock rural com Sá e Guarabyra: Sá, Rodrix e Guarabyra, no qual compôs um famoso jingle para a Pepsi, notabilizado pelo verso: "só tem amor quem tem amor pra dar".
Zé Rodrix saiu do trio antes do final da década de 1970.
Na década seguinte, passou a fazer parte do grupo Joelho de Porco.
Abandonou a música pela publicidade nas décadas de 1980 e de 1990.
Em 2001 reuniu-se novamente a Sá e Guarabyra.
Zé Rodrix morreu às 0h45 minutos do dia 22 de maio de 2009, após sentir-se mal e ser levado ao Hospital das Clínicas, em São Paulo, onde residia.
Foi casado com a atriz Norma Blum, sua 3ª esposa, mãe de sua filha Mariana. Antes disso havia sido casado com Lizzie Bravo (mãe de Marya Bravo) e Edyr de Lima (mãe de Joy). Há mais de 25 anos era casado com Julia Rodrix, com quem teve Antonio e Bárbara (também cantora e compositora). Rafael é um filho que descobriu já adolescente, fruto de um namoro em Natal/RN, totalizando 6 lindos e talentosos filhos que o enchiam de orgulho! (nota enviada por Hilda B.)
Biografia Maçônica
No início da década de 2000 revelou que era maçom, chegando a lançar a trilogia de livros denominada "Trilogia do Templo" sobre a Maçonaria.
A trilogia é composta dos títulos:
- Johaben: Diário de um Construtor do Templo;
- Zorobabel: Reconstruindo o Templo;
- Esquin de Floyrac: O fim do Templo.
Nunca, em toda a trajetória literária brasileira, um escritor se aventurou com tamanha obstinação por uma saga épica monumental como é o caso da "Trilogia", que se debruça sobre os primórdios da Maçonaria, uma das fraternidades iniciáticas mais antigas do mundo, mesclando erudição e fluência, onde realidade e ficção se confundem num incrivél mosaico.
Que o GADU te receba no Oriente Eterno e que sua luz continue a iluminar a humanidade.
2 comentários:
Uma pequena correção: Norma Blum foi 3ª esposa de Zé Rodrix, mãe de sua filha Mariana. Antes disso havia sido casado com Lizzie Bravo ( mãe de Marya Bravo ) e Edyr de Lima( mãe de Joy). Há mais de 25 anos era casado com Julia Rodrix, com quem teve Antonio e Bárbara ( tb cantora e compositora).
Rafael é um filho que descobriu já adolescente, fruto de um namoro em Natal/ RN, totalizando 6 lindos e talentosos filhos que o enchiam de orgulho!
Hilda, obrigado pelas informações.
Postar um comentário